Dia da visibilidade trans: conheça três iniciativas que lutam pela causa das pessoas transgêneras
Nesta segunda-feira, 29 de janeiro, é celebrado o Dia da Visibilidade Trans. A data reforça a importância de reivindicações da população travesti e transgênero no Brasil, além de conscientizar a população sobre os desafios enfrentados e combater os preconceitos e discriminação contra essa comunidade.
Em 2024, comemora-se 20 anos da primeira campanha contra a transfobia no país. Atualmente, existem iniciativas que trabalham pela inclusão de pessoas trans em muitas áreas da nossa sociedade, como o projeto Transceda, iniciativa fundada em 2018 pelo comunicadore Vênus Capel e pela artista plástica Raphaella Gomez, que visa democratizar o acesso à cultura e a arte para a população transvestigênere, por meio de ações proteção e inclusão social.
Outra iniciativa é Travas da Sul, fundada em 2019, iniciativa formada por pessoas que moram no extremo sul da cidade de São Paulo. O projeto articula ações voltadas à cultura, lazer, saúde e entretenimento para a população LGBTQIA +, através de divulgação de eventos como shows, saraus, cinema e oficinas de produção cultural.
Já o movimento Respeita meu nome, fundado pela empreendedora Maria Miranda, acontece por meio de uma plataforma digital, que auxilia travestis e transexuais a denunciarem e notificarem empresas que não respeitam o nome social. Esta iniciativa busca conectar as empresas e pessoas trans, promovendo o respeito, inclusão e igualdade de gênero dentro do mundo corporativo.
Additional Details
Autor -