Manda Notícias

QUEM SOMOS

O Manda Notícia é um veículo de comunicação independente criado no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, que tem o objetivo de levar informação de qualidade e promover a cultura periférica para além das produções artísticas para os moradores das favelas e periferias de São Paulo.

Missão

Produzir e disseminar conteúdo jornalístico de qualidade, a partir de temas que sejam relevantes para as moradoras e moradores dos territórios periféricos, especialmente para aqueles que vivem na Zona Sul de São Paulo.

Visão

  • Contribuir com a redução das lacunas de informação deixadas pela mídia tradicional.
  • Desconstruir estereótipos perversos sobre as periferias e sua população.
  • Criar narrativas populares, possibilitando que o direito à informação seja garantido para todas e todos.
  • Romper com as bolhas de audiência nos meios de comunicação digitais, por meio de soluções criativas.

Diferenciais

  • Primeiro veículo de imprensa brasileiro nativo do WhatsApp que se tem conhecimento;
  • Distribuído gratuitamente toda semana por WhatsApp para mais de 1000 números;
  • Episódios curtos com narrativa popular;
  • Aborda pautas relevantes para quem mora na periferia;
  • Prioriza fontes e personagens são da periferia;
  • As trilhas sonoras utilizadas são de artistas da periferia; 
  • Está disponível em nove plataformas de áudio e nas redes sociais;
  • É ouvido em dez países, além do Brasil.

Nosso Manifesto

Time Manda Notícias

Gisele Alexandre

Idealizadora, coordenadora geral e editora-chefe

Jornalista com especialização em Políticas Públicas e Projetos Sociais. Há cerca de 17 anos atua no jornalismo periférico, não apenas como repórter, mas também educomunicadora e articuladora territorial. Criada no Capão Redondo, sempre esteve conectada com as iniciativas comunitárias e sociais da região. Em 2018, começou a dar aulas de comunicação e territorialidade para jovens em organizações sociais como voluntária. Em 2020, fundou o Manda Notícias, para divulgar informações importantes sobre a COVID-19 para os moradores da sua quebrada. Atualmente, além de coordenar o projeto Manda Cultura é também editora-chefe do Espaço do Povo, jornal independente com sede em Paraisópolis (SP).

Beatriz Monteiro

Editora assistente e repórter

Formada em jornalismo, é moradora do Jardim Dom José, no distrito do Capão Redondo, e integra a equipe do Manda Notícias produzindo conteúdos sobre cultura periférica. Em 2019, participou do projeto Escola de Liderança para Meninas, realizado pela Plan International Brasil, iniciativa que tem como foco atuar no desenvolvimento e fortalecimento das capacidades das adolescentes para adotarem atitudes e práticas alinhadas aos direitos humanos, igualdade de gênero e os direitos das meninas. Em 2022, integrou o núcleo de podcasts da Agência Pública de Jornalismo Investigativo, sendo responsável pela pesquisa de pauta do podcast Pauta Pública, programa semanal de entrevistas que ajudam a entender o Brasil.

Muller Silva

Diretor de Audiovisual

Publicitário, designer e gamer. Trabalha há mais de 12 anos em projetos de comunicação no terceiro setor. Atualmente, é comunicador no Centro de Direitos Humanos e Educação Popular, artista residente no NuCapão, articulador no Sarau da Praça e responsável pela produção audiovisual no Manda Notícias.



Rose Martins

Produtora

Atriz e educadora. Moradora do Campo Limpo, atua como educadora social, onde trabalha com temas ligados à ancestralidade dos jovens, vínculos familiares e cultura preta. Articula em projetos sociais e culturais há mais de nove anos na região do Capão Redondo e Campo Limpo. Criadora, atriz e produtora do coletivo Pretos Silvas, que tem como missão levar o teatro para as favelas de São Paulo, com narrativas que falam sobre a autoestima da população preta e seus ancestrais.

Leonardo Almeida

Redator

Nascido e criado no Jardim Nakamura, no Distrito do Jardim ngela, zona sul de São Paulo. Formado em jornalismo, possui vivência em redação, assessoria de imprensa e como repórter, abordando temas que tratam sobre direitos humanos e questões ligadas à periferia de São Paulo. Atualmente compõe a equipe do Manda Notícias atuando como redator.

Mau

Gestor de Redes Sociais

Nascido e criado no Jardim São Luís, é ator, comunicador e produtor cultural. Soma na equipe do Manda Notícias como gestor de redes sociais, na comunicação com o público. Atua na ponte entre São Paulo e Campinas, onde se forma Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp. Soma na produção de conteúdo, criação de peças gráficas e pensamento de redes sociais de diversos grupos de teatro, projetos culturais e coletivos artísticos. Desde de 2020, compõe a ficha técnica do Festival Internacional de Teatro de Campinas, importante evento cultural da região. Faz parte, desde 2023, da Mobatará Firma Cultural, produtora cultural que atua na região de Francisco Morato. Fundador da Muvuca de Teatro.

Divulgue!

Faça parte desse movimento, divulgue nossa agenda com sua rede de amigos e fortaleça a cultura periférica.
É  produtor e ainda não tem cadastro? Cadastre-se

Quem somos

O Manda Notícia é um veículo de comunicação independente criado no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, que tem o objetivo de levar informação de qualidade e promover a cultura periférica para além das produções artísticas para os moradores das favelas e periferias de São Paulo.

Realização

Parceria

Apoio

O projeto Manda Cultura foi contemplado pela 7º Edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura