Manda Notícias

Esquenta CultCom: Festival de cultura e comunicação do Capão Redondo ganha novo formato em 2024

Esquenta CultCom: Festival de cultura e comunicação do Capão Redondo ganha novo formato em 2024

por
28 28 people viewed this event.

O evento gratuito reunirá artistas da cultura urbana da Zona Sul de São Paulo

No dia 23 de março (sábado), acontece o Esquenta CultCom, uma das festas que antecedem   a 2º edição do Festival CultCom programado para o mês de outubro. 

De acordo com a idealizadora do evento, Gisele Alexandre, a proposta do Esquenta CultCom é oportunizar que mais artistas independentes do território tenham espaço para apresentar seu trabalho.

“No CultCom do ano passado, muitos artistas independentes com trabalhos expressivos no território tiveram que ficar de fora da programação, porque não tínhamos espaço. Por isso, em 2024 decidimos realizar eventos ao longo do ano, assim teremos mais oportunidade para fomentar a cultura local”, conta Gisele Alexandre, idealizadora e diretora-executiva da Pauta Periférica.

A festa de lançamento do Esquenta CultCom, chega com um tema especialíssimo: o aniversário de 4 anos do podcast Manda Notícias, iniciativa de onde se originou o festival. “Foi a partir das entrevistas que fizemos com os artistas em 2023, que percebemos a necessidade de criar um evento onde eles pudessem mostrar seus fazeres para os moradores do território, foi daí que nasce a ideia de formato para o Festival”, explica Gisele.

Criado durante a pandemia da Covid-19, o podcast serviu de ponte para que as informações importantes chegassem aos moradores da periferia de forma responsável. Além disso, ao longo dos 4 anos de existência, o Manda Notícias se estabeleceu como um veículo de jornalismo local que se propõem a desconstruir estereótipos, criar narrativas populares e democratizar a informação. Atualmente o podcast possui mais de 180 episódios publicadas, entre reportagens de áudio e mais de 50 entrevistas com artistas locais.

Destaque para a potência feminina

O primeiro Esquenta CultCom, chega com uma programação múltipla, como já é característico do evento. Entre os destaque está o show de Thalia Abdon, moradora de Capão Redondo, cantora da nova geração que abraça em suas músicas as influências do hip hop, afrobeat e música pop, tendo como referência as cantoras Rihanna e Doja Cat. Em 2024, Thalia lançou seu novo single “Água”, a canção marca uma nova fase da cantora em sua carreira.

Outra cantora de destaque da programação é Ingrid Sarauja, artista independente, fará um show com muito reggae, groove, rap e MPB. Ingrid nasceu na zona sul de São Paulo, começou sua trajetória musical há 15 anos e seus trabalhos mais recentes são os singles Foco na missão, Velocidade da luz e Entrar pra ver.

Clique aqui para conferir a programação completa.

Festival CultCom 2023

A primeira edição do Festival CultCom, realizado em outubro de 2023, contou com o apoio da 7º Edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura e do Sesc Campo Limpo.

Clique aqui para conferir como foi este evento.

Mais de 60 artistas participaram da programação, entre artistas plásticos, DJs, além de mesas de conversas mediadas por jornalistas periféricos, gravação de podcast ao vivo, flash tattoo e diversos shows de artistas locais, entre eles alguns já consagrados como Mano Brown, Lino Krizz, Gaspar Z’África, Kelly Neriah e Luis Celestino.

O evento também movimentou a economia local, já que levou para dentro do Sesc Campo Limpo uma feira de artesanato e literatura periférica, além de gerar renda para 20 profissionais contratados para a organização do evento, sem contar na movimentação do comércio no entorno.

Serviço

Endereço: NuCapão | Rua Maria Blanchard, 177 – próximo à estação de metrô capão redondo

Data e hora: 23/03/2024, a partir das 15h

Gratuito | Livre

Additional Details

Autor -

Para se registrar neste evento, envie um e-mail com seus detalhes para leo.mandanoticias@gmail.com

Registre-se utilizando um e-mail: Gmail / AOL / Yahoo / Outlook

 

Data e horário

23-03-2024 - 03:00 PM
 

Local

 

Categoria do evento

Compartilhe