Manda Notícias

Hoje é dia do rádio

Hoje é dia do rádio

por
33 33 people viewed this event.

O dia 13 de fevereiro marca o Dia Mundial do Rádio, data  criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) em 2011.  É uma homenagem a primeira transmissão da United Nations Rádio, emissora de rádio das Nações Unidas em 1946, no período pós Segunda Guerra Mundial, o primeiro programa foi transmitido para seis países simultaneamente. A data tem o objetivo de expressar a importância do acesso à informação e da liberdade de expressão dentro da comunicação. 

Porém, a história desse meio de comunicação, começou muito antes, a primeira transmissão de voz aconteceu em dezembro de 1906, em Massachusetts, Estados Unidos, feita de forma experimental por Lee Forest. Mas, as primeiras transmissões de um programa de rádio como entretenimento veio apenas a partir de 1919, as rádios norte-americanas transmitiam lutas de boxe e beisebol.

No Brasil, o  rádio chegou em 1922, em um ato para comemorar os 100 da Independência do país. Porém, a primeira transmissão aconteceu apenas no ano seguinte, com Edgar Roquete Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil e Henry Moriza, presidente de Rádio Sociedade, quando foi transmitida a ópera O Guarani, de Carlos Gomes.Depois deste dia, o rádio se tornou uma paixão do brasileiro. 

A partir de 1927, o rádio ficou cada vez mais popular devido ao início da profissionalização nas transmissões, e o crescimento da quantidade de programas esportivos, radionovelas, notícias e músicas, marcando a chamada “ Era de Ouro do Rádio” no Brasil  – nas décadas de 1930 e 1940.

Em meio aos desafios enfrentados pelo rádio, como a chegada da televisão e a internet na vida dos brasileiros, o rádio ainda se manteve relevante como um meio de comunicação com muita audiência e presente na vida da população. 

Segundo estudo divulgado pela Inside Audio 2023, 80% dos brasileiros ouvem rádio diariamente, em média 3h55 por dia. Entre os ouvintes, 65% escutam o rádio dentro de casa, 27% dentro do carro e 5% no transporte público. E, quando falamos em transmissão de voz em novos canais e formatos, o número aumenta: 90% dos brasileiros consomem programas de rádio na internet e podcast em streamings. 

A pesquisa menciona também, que os ouvintes brasileiros guardam na memória afetiva alguns momentos especiais nas transmissões de rádio, 50% se lembram dos comerciais entre uma música e outra, 27% se recordam de ações feitas pelos locutores durante a programação e 25% se recordam das promoções das rádios, como sorteios de prêmios e brindes. 

Conheça três rádios independentes e online, que são importantes para a comunicação na nossa quebrada:

Rádio Mixtura: criada em 2012, a rádio nasceu como um programa online produzido e apresentado por Jaime Diko Lopes e DJ Nando, em parceria com o portal Bocada Forte, rede Espaço comunidade e o coletivo cultural Espaço Comunidade, que reúne coletivos da periferia da zona sul de São Paulo. Atualmente a Rádio Mistura possui programação diversificada, com notícias, música, entrevistas e poesia. A rádio também fomenta a participação dos ouvintes em sua programação, como convidados ou produtores de projetos independentes ou colaborativos, já foram produzidos mais 100 podcasts feitos por moradores da periferia de São Paulo.

Rádio Comunidade: criada com o objetivo de democratizar o acesso à informação dentro das periferias de São Paulo, a Rádio Comunidade, também conhecida como a Rádio do Povo, nasceu em 2006, no bairro do Campo Limpo, na zona sul da cidade. Atualmente a rádio possui cinco programas ao vivo de segunda à sexta-feira em sua grade, com muita música, esporte, entretenimento,todo conteúdo está disponível de forma digital no site ou através do aplicativo. 

Rádio Busão: o podcast surgiu em 2023 para contar as histórias de pessoas que fazem parte do cotidiano das periferias espalhadas pela cidade de São Paulo. A Rádio Busão funciona como uma rede móvel de comunicação periférica, que através de um estúdio móvel instalado dentro de um ônibus visita os bairros para entrevistar pessoas das quebradas da cidade. O podcast que também produz a radionovela “De passagem“ que conta histórias do cotidiano da cidade, além da Leitura Dramática, que são episódios de leituras de histórias e poesias.

Additional Details

Autor -

Para se registrar neste evento, envie um e-mail com seus detalhes para leo.mandanoticias@gmail.com

Registre-se utilizando um e-mail: Gmail / AOL / Yahoo / Outlook

 

Data e horário

13-02-2024
 

Local

Compartilhe