Processo criativo a partir da colagem Com Moara Tupinambá
A proposta da oficina é apresentar o processo criativo da artista Moara Tupinambá, suas inspirações, pesquisa e a importância da técnica da colagem para a construção de sua poesia. Como a colagem pode provocar a conexão com sua memória, história e ancestralidade? A artista vem desenvolvendo trabalhos colaborativos com indígenas na construção dessa arte da fotomontagem e vai apresentar essa metodologia aos participantes da oficina.
Moara Tupinambá nasceu em Mairi, em Belém do Pará, é artista visual, comunicadora e curadora ativista. Utiliza desenho, pintura, colagens, instalações, escritas, vídeo-entrevistas, fotografias e literatura nos seus ativismos. É vice-presidente da Associação Wyka Kwara, ganhou o prêmio de 202 no Instituto Tomie Ohtake para artistas mulheres e é autora do livro “O sonho da Buya-wasú”, da editora Miolo Mole.
A artista pesquisa sobre a cultura indígena na Amazônia, especificamente a Tupinambá, suas resistências e retomadas e utiliza de diversas plataformas para traduzir suas pesquisas. Trabalha com a técnica de colagem para comunicações gráficas para retratar indígenas, sua cultura e ativismos nas comunicações visuais de indígenas e parceiros da gente e desenvolve projetos voltados para a luta de indígenas em contexto urbano e atua na associação Wyka Kwara e trabalha com curadorias de artes visuais voltadas para os povos originários e racializados em contexto urbano.
Serviço
Local: Sesc Campo Limpo – R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 – Vila Prel, São Paulo
Datas e horários: 13/08 (domingo) das 10h30 às 13h30
Presencial | Maiores de 14 anos
Additional Details
Autor -